Sentenciava, com muita argúcia, o filósofo inglês Francis Bacon: "Há livros que devem ser saboreados, outros devorados, e poucos mastigados e digeridos."
O livro que vais ler, estimado leitor, classifica-se entre esses últimos, que são raros. É uma iguaria saborosa e nutriente que, embora bem digerível, deve ser deglutida após demorada mastigação, para maior regalo do paladar.
O mestre-cuca muniu-se duma farta provisão de ingredientes da melhor qualidade e procedência, misturou-os quantum satis, temperou-os com os condimentos adequados, fê-los passar pela cocção em fogo brando e pronto:
surgiu o prato opíparo e aromático, bem no ponto de ser servido a glutões e temperantes.
surgiu o prato opíparo e aromático, bem no ponto de ser servido a glutões e temperantes.
Deixando de lado a metáfora, podemos assegurar que O ESPIRITISMO E AS IGREJAS REFORMADAS é uma
obra que, no gênero, nada deixa a desejar. Após sua leitura, a gente tem
vontade de declamar o célebre verso de Camões: “Cessa tudo quanto a antiga musa
canta”.
obra que, no gênero, nada deixa a desejar. Após sua leitura, a gente tem
vontade de declamar o célebre verso de Camões: “Cessa tudo quanto a antiga musa
canta”.
Efetivamente, “Outro valor mais alto se alevanta”, ante as obras
conhecidas que cuidam da mesma problemática. Entre elas, salienta-se UMA
ANALISE CRITICA DA BIBLIA, de C. G. S. Shalders - estudo
minucioso dos livros escrituristicos, através de seus principais capítulos e versiculos.
Da lavra do mesmo autor, termos A RELIGIÃO
E O BOM SENSO (Shalders foi praticante do Protestantismo
durante mais de meio século). Outro protestante ex-professo, Romeu do Amaral
Camargo, com 22 anos de
experiência religiosa, que exerceu o diaconato na 1." Igreja
Presbiteriana Independente da Capital de São Paulo, publicou DE CA E DE LA (Vozes da Terra e do Alem). De eminentes escritores estrangeiros, que também perlustraram os caminhos
do Protestantismo, possuímos em nossa mini-biblioteca: RELIGIÃO EM LITIGIO
ENTRE ESTE MUNDO E O OUTRO
(Rev. Robert Dale Owen); ENSINOS ESPIRITUALISTA (Rev. William . Stainton Moses); O ESPIRITISMO E A IGREJA. (Rev. Haraldur
Nielson). E Cairbar Schutel, abalizado escritor espírita, publicou ESPIRITISMO E
PROTESTANTISMO. Com o mesmo título,
Benedito A. da Fonseca, cuja filiação religiosa ignoramos, deu a lume uma "obra de muito
valor", na opinião de Schutel.
conhecidas que cuidam da mesma problemática. Entre elas, salienta-se UMA
ANALISE CRITICA DA BIBLIA, de C. G. S. Shalders - estudo
minucioso dos livros escrituristicos, através de seus principais capítulos e versiculos.
Da lavra do mesmo autor, termos A RELIGIÃO
E O BOM SENSO (Shalders foi praticante do Protestantismo
durante mais de meio século). Outro protestante ex-professo, Romeu do Amaral
Camargo, com 22 anos de
experiência religiosa, que exerceu o diaconato na 1." Igreja
Presbiteriana Independente da Capital de São Paulo, publicou DE CA E DE LA (Vozes da Terra e do Alem). De eminentes escritores estrangeiros, que também perlustraram os caminhos
do Protestantismo, possuímos em nossa mini-biblioteca: RELIGIÃO EM LITIGIO
ENTRE ESTE MUNDO E O OUTRO
(Rev. Robert Dale Owen); ENSINOS ESPIRITUALISTA (Rev. William . Stainton Moses); O ESPIRITISMO E A IGREJA. (Rev. Haraldur
Nielson). E Cairbar Schutel, abalizado escritor espírita, publicou ESPIRITISMO E
PROTESTANTISMO. Com o mesmo título,
Benedito A. da Fonseca, cuja filiação religiosa ignoramos, deu a lume uma "obra de muito
valor", na opinião de Schutel.
O ESPIRITISMO E AS IGREJAS REFORMADAS é, na verdade, uma obra extraordinária,
porque bem estruturada e produzida com pleno conhecimento de causa. Seu autor,
Jayme Andrade, foi criado no seio da Igreja Evangélica, estudou em escolas
protestantes, freqüentou assiduamente, os cultos da religião que professava.
Pesquisou, comparou, analisou e dá-nos conta das judiciosas conclusões a que
pôde chegar.
porque bem estruturada e produzida com pleno conhecimento de causa. Seu autor,
Jayme Andrade, foi criado no seio da Igreja Evangélica, estudou em escolas
protestantes, freqüentou assiduamente, os cultos da religião que professava.
Pesquisou, comparou, analisou e dá-nos conta das judiciosas conclusões a que
pôde chegar.
Todo o livro gravita em torno do leitmotiv das
dissidências entre católicos e protestantes: a Bíblia. Razão por que o Autor
trata dessa circunstância com especial interesse, no mais extenso dos
capítulos: “A infalibilidade da Bíblia”.
dissidências entre católicos e protestantes: a Bíblia. Razão por que o Autor
trata dessa circunstância com especial interesse, no mais extenso dos
capítulos: “A infalibilidade da Bíblia”.
A esse respeito, ocorre-nos trazer à baila
alguns subsídios para o devido enfoque da questão.
alguns subsídios para o devido enfoque da questão.
No seu livro BIBLE BLUNDERS (Erros Palpáveis da Bíblia), afirma o Rev. G. Maurice
Elliot: A Bíblia erroneamente compreendida é o pior inimigo da humanidade (...)
Nenhum livro é infalivel. Nenhuma
Igreja é infalível. Nós temos sido erroneamente ensinados. Deus é Verdade. Amar
a Deus é amar a Verdade, amar a busca da Verdade é amar a luta pela Verdade.
Não há outro meio."
Elliot: A Bíblia erroneamente compreendida é o pior inimigo da humanidade (...)
Nenhum livro é infalivel. Nenhuma
Igreja é infalível. Nós temos sido erroneamente ensinados. Deus é Verdade. Amar
a Deus é amar a Verdade, amar a busca da Verdade é amar a luta pela Verdade.
Não há outro meio."
Carlos Imbassahy, dilucidando dúvidas de um dos seus leitores,
escreveu: "Assentar qualquer prova no Velho Testamento ou assentar no
vazio é a mesma coisa. Até hoje não conseguimos saber onde se acham as fontes
exatas em que se foi ele inspirar. Ainda se o conteúdo fosse de granito!... Mas...
Há ali umas coisas incríveis, outras fantásticas, outras escabrosas, outras
terríveis... Há umas matanças, umas iniqüidades, uma parcialidade que não se
explica. E Deus metido no meio daquilo. Os textos estão sujeitos ainda, a interpretações variadas. Cada qual opina
de um jeito. O mais
interessante é que um dos interpretadores dá o seu modo de ver Domo absoluto,
irrefragavelmente certo, sem perceber, na maioria das vezes, que aquilo que ele
supõe a expressão da verdade, está em flagrante oposição ao que a Bíblia diz.
Não ve que é ele quem diz, e não a Bíblia; não cuida que o versículo passa a
ser dele, e não bíblico. E não percebe que nos falham os elementos para reconhecermos como “porta-voz," do
Divino Espírito Santo; e se já a Bíblia
nos é duvidosa, por não sabermos os esteios em que se estabiliza, muito mais
duvidosa nos é a palavra dele, cuja
iluminação não sabemos de onde veio. (Coluna "Na Hora da Consulta". in MUNDO
ESPÍRITA, de Curitiba - 28-9-46).
escreveu: "Assentar qualquer prova no Velho Testamento ou assentar no
vazio é a mesma coisa. Até hoje não conseguimos saber onde se acham as fontes
exatas em que se foi ele inspirar. Ainda se o conteúdo fosse de granito!... Mas...
Há ali umas coisas incríveis, outras fantásticas, outras escabrosas, outras
terríveis... Há umas matanças, umas iniqüidades, uma parcialidade que não se
explica. E Deus metido no meio daquilo. Os textos estão sujeitos ainda, a interpretações variadas. Cada qual opina
de um jeito. O mais
interessante é que um dos interpretadores dá o seu modo de ver Domo absoluto,
irrefragavelmente certo, sem perceber, na maioria das vezes, que aquilo que ele
supõe a expressão da verdade, está em flagrante oposição ao que a Bíblia diz.
Não ve que é ele quem diz, e não a Bíblia; não cuida que o versículo passa a
ser dele, e não bíblico. E não percebe que nos falham os elementos para reconhecermos como “porta-voz," do
Divino Espírito Santo; e se já a Bíblia
nos é duvidosa, por não sabermos os esteios em que se estabiliza, muito mais
duvidosa nos é a palavra dele, cuja
iluminação não sabemos de onde veio. (Coluna "Na Hora da Consulta". in MUNDO
ESPÍRITA, de Curitiba - 28-9-46).
Por seu turno, assim se expressa o teólogo K. Tonning,
em LE PROTESTANTISME CONTEMPORAIN: "A Bíblia não pode ser o princípio
único do conhecimento religioso; impede-o sua própria natureza: nenhum dos seus
textos o prova; muitos se
contradizem."
em LE PROTESTANTISME CONTEMPORAIN: "A Bíblia não pode ser o princípio
único do conhecimento religioso; impede-o sua própria natureza: nenhum dos seus
textos o prova; muitos se
contradizem."
Em UMA ANALISE CRITICA DA BIBLIA, pág, 213, C.C.S. Shalders observa:
"Desde o berço é incutida a idéia
de que a bíblia é a palavra de Deus, e a palavra de Deus não erra; é pecado se quer entreter dúvida a esse
respeito. Entretanto é essa aceitação errônea que tem trazido a confusão, é o que explica a multiplicidade de seitas entre os Protestantes, cada
seita interpretando a Bíblia segundo o seu ponto de vista e julgando-se a única
depositária da verdade."
"Desde o berço é incutida a idéia
de que a bíblia é a palavra de Deus, e a palavra de Deus não erra; é pecado se quer entreter dúvida a esse
respeito. Entretanto é essa aceitação errônea que tem trazido a confusão, é o que explica a multiplicidade de seitas entre os Protestantes, cada
seita interpretando a Bíblia segundo o seu ponto de vista e julgando-se a única
depositária da verdade."
Apesar de tudo isso, confessa Tomaz de Aquino: "Sou. homem de um
só livro (a Bíblia)."
só livro (a Bíblia)."
Como o livro fala freqüentemente
em Protestantismo, vale recordar:
em Protestantismo, vale recordar:
O termo "protestante" apareceu no século XVI, precisamente em
1529 quando, na dieta de Spira,
Alemanha, seis príncipes e os representantes de catorze cidades convencionaram:
"Nós protestamos, por meio das presentes (sic), diante de Deus, nosso
único Criador, Conservador, Redentor e Salvador, e que será um dia nosso juiz,
assim como diante de todos os homens e de todas as criaturas, que não consentimos nem aderimos de nenhuma
maneira, nem quanto a nós nem quanto aos nossos, ao decreto proposto em todas
as coisas que são contrárias a Deus, à sua santa Palavra, à nossa boa
consciência, à salvação de nossas almas e ao nosso último decreto de Spira."
1529 quando, na dieta de Spira,
Alemanha, seis príncipes e os representantes de catorze cidades convencionaram:
"Nós protestamos, por meio das presentes (sic), diante de Deus, nosso
único Criador, Conservador, Redentor e Salvador, e que será um dia nosso juiz,
assim como diante de todos os homens e de todas as criaturas, que não consentimos nem aderimos de nenhuma
maneira, nem quanto a nós nem quanto aos nossos, ao decreto proposto em todas
as coisas que são contrárias a Deus, à sua santa Palavra, à nossa boa
consciência, à salvação de nossas almas e ao nosso último decreto de Spira."
A dieta de 1529, como
se vê, opunha-se a determinadas decisões assentadas na assembléia anterior,
reunida na mesma localidade alemã, em 1526. (Cf. HISTORIA DO PROTEST ANTISMO, de Jean Boisset, pág. 15)
se vê, opunha-se a determinadas decisões assentadas na assembléia anterior,
reunida na mesma localidade alemã, em 1526. (Cf. HISTORIA DO PROTEST ANTISMO, de Jean Boisset, pág. 15)
Mas o Protestantismo,
como doutrina religiosa cismática ou divergente do Catolicismo, surgiu oficialmente em 31 de outubro de 1517, por
ocasião da propalada por ocasião da propalada afixação das 95 teses
contra as indulgências, de Martinho Lutero, na porta da igreja do castelo de
Wittenberg (Gottfried Fitzer,
em seu livro o que Lutero realmente disse, contesta essa versão. Afirma que se
trata de uma lenda histórica, inventada pelas igrejas protestantes. A aludidas
teses, segundo Fitzer, foram enviadas ao arcebispo Albrecht Von Hohenzollern,
de Madgeburgo. Uma respeitosa carta teria acompanhado o manuscrito).
como doutrina religiosa cismática ou divergente do Catolicismo, surgiu oficialmente em 31 de outubro de 1517, por
ocasião da propalada por ocasião da propalada afixação das 95 teses
contra as indulgências, de Martinho Lutero, na porta da igreja do castelo de
Wittenberg (Gottfried Fitzer,
em seu livro o que Lutero realmente disse, contesta essa versão. Afirma que se
trata de uma lenda histórica, inventada pelas igrejas protestantes. A aludidas
teses, segundo Fitzer, foram enviadas ao arcebispo Albrecht Von Hohenzollern,
de Madgeburgo. Uma respeitosa carta teria acompanhado o manuscrito).
Muito curiosas a tese nº
27, assim redigida: "É pura doutrina de homens a pregação que diz: tão
logo na caixa o dinheiro ressoa, a alma do purgatório para o céu já voa".
Uma blasfêmia, em boa conceituação teológica.
27, assim redigida: "É pura doutrina de homens a pregação que diz: tão
logo na caixa o dinheiro ressoa, a alma do purgatório para o céu já voa".
Uma blasfêmia, em boa conceituação teológica.
A definição da fé
luterana foi sendo feita paulatinamente, culminando na Confissão de Augsburgo.
Que é um dos primeiros textos fundamentais da reforma (1530). (Cf. - Lutero -
Biblioteca de História - Editora Três).
luterana foi sendo feita paulatinamente, culminando na Confissão de Augsburgo.
Que é um dos primeiros textos fundamentais da reforma (1530). (Cf. - Lutero -
Biblioteca de História - Editora Três).
Martinho Lutero figura
na história como um dos seus vultos mais controvertidos e excêntricos. Era um
psicopata, no entender de Hartmann Grisar. - Uma alma atormentada - dizia
Lucien Febvre. Para Vicente Themudo Lessa, foi um paladino da liberdade de
consciência. Para Luiz Antônio do Rosário, "Uma personagem marcante, a
cujo poder de sedução e não escaparam se quer alguns de seus adversários".
Para Ricardo Feliu, uma das personagens mais enigmáticas e incompreensíveis da
história universal.
na história como um dos seus vultos mais controvertidos e excêntricos. Era um
psicopata, no entender de Hartmann Grisar. - Uma alma atormentada - dizia
Lucien Febvre. Para Vicente Themudo Lessa, foi um paladino da liberdade de
consciência. Para Luiz Antônio do Rosário, "Uma personagem marcante, a
cujo poder de sedução e não escaparam se quer alguns de seus adversários".
Para Ricardo Feliu, uma das personagens mais enigmáticas e incompreensíveis da
história universal.
Preferimos descrever as
sensatas palavras de Hermínio C. Miranda: "Espíritos como Lutero renasce
em investida de uma autoridade e de um apoio que os tornam praticamente
intoleráveis, enquanto se mantiverem fiéis aos seus princípios e, nisto, Lutero
foi inflexível. Sua missão: devolver a sua pureza original os ensinamentos do
mestre de Nazaré, abrindo caminho para a liberdade religiosa, base de todas as
demais, porque, sendo o homem criatura de Deus, tem que, antes de tudo,
harmonizar-se com o pai." (As marcas do Cristo - Vol. II, pág. 205).
sensatas palavras de Hermínio C. Miranda: "Espíritos como Lutero renasce
em investida de uma autoridade e de um apoio que os tornam praticamente
intoleráveis, enquanto se mantiverem fiéis aos seus princípios e, nisto, Lutero
foi inflexível. Sua missão: devolver a sua pureza original os ensinamentos do
mestre de Nazaré, abrindo caminho para a liberdade religiosa, base de todas as
demais, porque, sendo o homem criatura de Deus, tem que, antes de tudo,
harmonizar-se com o pai." (As marcas do Cristo - Vol. II, pág. 205).
Concordamos ainda com
Hermínio, quando certifica: "João Huss é o percurso de Lutero, assim como
Lutero abriu caminho para Kardec. Sem Lutero no século XVI, certamente não
teríamos Kardec no século XIX, pronto para receber a mensagem que os espíritos
vieram confiar em as suas mãos seguras e competentes." (Ibd. Pág. 283).
Hermínio, quando certifica: "João Huss é o percurso de Lutero, assim como
Lutero abriu caminho para Kardec. Sem Lutero no século XVI, certamente não
teríamos Kardec no século XIX, pronto para receber a mensagem que os espíritos
vieram confiar em as suas mãos seguras e competentes." (Ibd. Pág. 283).
Pena é que a doutrina
luterana, ao invés de pugnar pela sua unidade estrutural e pela depuração de
seus enganos ou desacertos, ramificou-se
desordenadamente num tempo e no espaço. Só nos EUA, proliferam nada
menos de 46 seitas protestantes diferenciadas entre si, ao que informa o Dr.
César Ruiz Izquierdo, em ecumenismo (Burgos, 1948).
luterana, ao invés de pugnar pela sua unidade estrutural e pela depuração de
seus enganos ou desacertos, ramificou-se
desordenadamente num tempo e no espaço. Só nos EUA, proliferam nada
menos de 46 seitas protestantes diferenciadas entre si, ao que informa o Dr.
César Ruiz Izquierdo, em ecumenismo (Burgos, 1948).
O que vimos de dizer
apenas contém em essência um pouquinho do que, com proficiência e minúcias,
Jaime Andrade expõem em seu admirável livro. Tão somente ligeiras
considerações, não propriamente acerca, mas a margem de O Espiritismo E As
Igrejas Reformadas.
apenas contém em essência um pouquinho do que, com proficiência e minúcias,
Jaime Andrade expõem em seu admirável livro. Tão somente ligeiras
considerações, não propriamente acerca, mas a margem de O Espiritismo E As
Igrejas Reformadas.
Deixamos de referir-nos
especificamente a temas importantes focalizados no livro, todos convergentes
para o tema central, tais como "A divindade de Jesus", "As penas
eternas", "A reencarnação" e "Metapsíquica e
parapsicologia", porque, para tal, teríamos de fazer o tour de force,
incompatível com o nosso entibiamento mental. Ademais, não queremos roubar o
leitor o delicioso sabor da novidade, do inesperado.
especificamente a temas importantes focalizados no livro, todos convergentes
para o tema central, tais como "A divindade de Jesus", "As penas
eternas", "A reencarnação" e "Metapsíquica e
parapsicologia", porque, para tal, teríamos de fazer o tour de force,
incompatível com o nosso entibiamento mental. Ademais, não queremos roubar o
leitor o delicioso sabor da novidade, do inesperado.
Afinal,
mais não é preciso dizer: - o livro é muito bom. E estamos conversados.
mais não é preciso dizer: - o livro é muito bom. E estamos conversados.
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